quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Planos da pintura

Como definir os planos de uma pintura em tela?
Sabemos que a tela é uma superfície reta, no entanto, para reproduzir uma cena próxima ao real, é preciso que os olhos do observador percebam pontos fundamentais como a profundidade do desenho. Para conseguir o efeito de distância entre os objetos com perspectiva de afastamento entre aquele que vê a tela e os elementos presentes nela, o artista lança mão da planimetria, ou seja, ele planeja a pintura em vários planos para conseguir o efeito de profundidade. Basicamente, existem três planos:

1° plano:
Detalhado e bastante visual.

2° plano:
Ausência de detalhes e presença de cores esfumaçadas.

3° plano:
Ausência total de detalhes e vaga definição.

A planimetria consiste em determinar a proximidade ou afastamento dos objetos, pela maior transparência do ar ou intensidade da luz, por meio das cores e sombras.

 Caminho ensolarado ost 70x50 cm

Os objetos mais próximos são vistos com maior nitidez e mais detalhes.
À medida que se afastam daquele que observa a tela, devido à profundidade, vemos uma pintura menos nítida e mais esfumaçada, proporcionalmente. 


8 comentários:

  1. Gostei muito do teu blog ,pois assim relembras algo que não podemos esquecer jamais .preciso relembrar para poder criar novamente algo que será sempre minha paixão. Vou procurar seguir tuas aulas e ver se consigo novamente criar algua coisa . O brigado meu amigopor se lembrar de mim. Braços paratoda a tua família.

    ResponderExcluir
  2. Sandro, parabéns pelo Blog. Bastante objetivo e didático,sem contar com o presente de ver, nos exemplos, as lindas imagens de suas criações. Adorei a seção sobre as cores. Muito esclarecedora mesmo. Você é talentoso no que cria e no que ensina.Sucesso, sempre !!!

    ResponderExcluir
  3. O Sandro está sempre nos brindando com seus ensinamentos.
    Parabéns ao Mestre e obrigado pelo dom da partilha!

    ResponderExcluir
  4. meu, com essas dicas eu concerteza irei sim aprender eu pinto com acrílico e quero pintar com oleo, essas dicas vão me ajudar muito valeu !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muita informação básica q eu ñ sábia.

    ResponderExcluir
  7. Adoro pintura estou começando aprender!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Uma duvida. Os planos são sempre três ou podem ser mais?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.