sábado, 11 de abril de 2015

Pintando um Casario - Passo à passo 2

Como pintar um casario.

Olá amigos e alunos,
Como prometido aqui está o segundo passo à passo de casario. 
Espero que gostem, abraços!


© Esse passo a passo foi elaborado pelo artista plástico e professor de pintura Sandro José



1) 
Depois de transferir o desenho para a tela, comece a pintura pelo céu usando as cores branco de titânio, azul celeste e carmim. Misture o azul com o branco e aplique na tela com movimentos curtos em círculos. Vá acrescentando leves toques de carmim para deixar nuances arroxeadas no céu. Use o pincel 456 nº 24.





2) Pinte o reflexo do céu na poça usando azul celeste e o pincel 225 nº12. Aproveite e pinte também o mar ao fundo com essas cores.






3) Com azul celeste e branco, acrescente um pouco de carmim e pinte a montanha atrás da ilha, usando o pincel 225 nº12.



4) Continue com o mesmo pincel e pinte a ilha . Use a mistura de azul da prússia e ocre. 


5) Preencha as janelas e portas dos casarios usando as cores azul da Prússia e terra de Siena queimada e o pincel 225 nº12. Essa mistura criará um tom próximo ao preto. Preencha também os reflexos dessas janelas e portas na poça d’água.





6)  Usando essa mesma mistura e o pincel 225 nº4 preencha os detalhes dos telhados dos casarios.





7)  Com o mesmo pincel pinte o sino da igreja usando a cor sombra queimada e azul da prússia.




 8)      Dê um leve toque de branco no tom escuro do passo anterior e usando  o pincel 225 nº4 preencha a parte de dentro da janela da torre.


9)  Comece a preencher a parte sombreada do chão com azul da Prússia e uma quantidade maior de terra siena queimada misturados usando o pincel 484 nº12 com pinceladas horizontais. Vá acrescentando leves toques de laranja à medida que vai se distanciando em direção ao mar.




10) Continue com o mesmo pincel e comece a preencher os telhados do casario usando as cores terra de siena queimada e amarelo de cádmio. Aproveite também e pinte a parte sombreada da cúpula da torre da igreja. Com essa mesma cor, pinte o detalhe da coluna do primeiro casario. Acrescente branco à mistura para obter um tom mais suave e pinte a parte da igreja que aparece por trás do casario.










11)  Com violeta permanente escuro e amarelo de cádmio, pinte a mureta junto ao mar usando o pincel 484 nº12. Acrescente branco a essa mistura e pinte a lateral do casario junto à igreja.





12)  Preencha os galhos da árvore usando o mesmo pincel do passo anterior e as cores sépia e terra de siena queimada.



13)      Com verde vessie e carmim, e usando o pincel 226 nº12, pinte a vegetação que está abaixo da árvore com batidinhas. (O objetivo é criar um verde escuro.) Aproveite e pinte algumas folhas  no galho da árvore.









14)   Comece a pintar o muro usando as cores terra de siena  queimada, laranja e amarelo de cádmio e o pincel 456 nº 24. Vá usando laranja com amarelo e vá acrescentando aos poucos o terra de siena para dar algumas nuances escuras.



15) Contorne o desenho das pedras no chão usando terra de siena queimada diluída. Use o pincel 225 nº12.


16 )   Usando uma pequena quantidade de azul turquesa e uma quantidade maior de branco, misture bem fazendo um azul bem clarinho. Depois dê um leve toque de sombra queimada criando um cinza levemente esverdeado. Comece a pintar as sombras dos casarios. Pinte também a sombra projetada pelos beirais. Pinte o casario à esquerda começando pela lateral e depois acrescente mais branco à mistura para pintar a frente, pois ela sofre influência de reflexo de luz. Com esse tom mais claro de cinza, pinte a torre da igreja. Use o pincel 484 nº12.








17)      Use terra de siena queimada e branco e o pincel 484 nº12 para pintar os beirais dos casarios.







18) Com as cores laranja, amarelo de cádmio e branco e usando o pincel 484 nº12 pinte a parte iluminada da cúpula da torre da igreja. Com essa mesma cor pinte a parte iluminada do detalhe da coluna do casario.







19) Comece a preencher a parte iluminada da rua, pintando também dentro do contorno das pedras. Para isso use as cores amarelo ocre, branco e laranja e o pincel 456 nº24. Vá acrescentando mais branco e ocre a medida em que vai se distanciando em direção ao mar.




20) Comece a pintar as paredes iluminadas do primeiro casario com branco de titânio e um leve toque de amarelo de cádmio (o objetivo é criar um branco levemente amarelado) e o pincel 484 nº12. Com a ponta do pincel, imite a sombra das telhas projetadas no beiral. Acrescente mais branco e pinte os outros casarios. Não se esqueça de pintar também os reflexos do casario na poça d’água. Pinte também a parte iluminada da torre da igreja.









21)  Usando o pincel 484 nº12 e as cores laranja e amarelo ocre, manche e esfumace com a tinta bem diluída a parte de baixo da parede do casario, imitando o desgaste da pintura. Faça esse mesmo procedimento nos outros casarios. Quanto mais distante, mais claro fica o tom.





22)  Para o casario da esquerda, use terra de siena queimada e laranja para dar esse mesmo efeito de desgaste na pintura da parede.



23)  Com sombra queimada bem diluída e o pincel 225 nº12, faça o envelhecimento nos casarios. Comece pelo primeiro casario abaixo do beiral pela lateral, aplicando a cor diluída e esfumaçando. Faça também pela lateral da coluna. Faça também no beiral pela frente esfumaçando pra dentro do beiral com pinceladas horizontais. Faça isso em todos os beirais dos casarios. Use esse procedimento na torre da igreja. Na parte de cima esfumace de cima para baixo e embaixo, esfumace para cima.












24)  Com sombra queimada e usando o pincel 225 nº4 pinte a cruz e os detalhes da torre da igreja. 




Nesse momento a tela já está toda manchada. Verifique se é necessário reforçar alguma cor. Use seu bom senso. Aproveite para fazer os retoques necessários.

25) Usando o pincel 225 nº4 e as cores terra de siena queimada  e azul da Prússia criando uma cor escura, dê vários toques aleatórios no telhado para sugerir as telhas. Para isso observe o caimento do telhado. As pinceladas devem ser nesse sentido. Faça isso também com o telhado do casario à esquerda.






26)      Com laranja e branco e o mesmo pincel dê os toques iluminados no telhado.



27) Com azul cerúleo e um pouco de branco e o pincel 225 nº4 faça o contorno das janelas do casario no lado iluminado. Pinte também o contorno das janelas no reflexo da poça d’água. Acrescente mais branco e pinte as portas da igreja.  Não se esqueça de pintar também no reflexo.






28)  Use azul cerúleo e um pequeno toque de terra de siena queimada e faça o contorno da janela que está no lado sombreado do casario. Use o mesmo pincel do passo anterior.




29) Comece a fazer as grades das janelas. As linhas horizontais das grades tem que obedecer a mesma perspectiva da pintura. Pinte também as grades nos reflexos na poça d’água. Use branco de titânio e o pincel 225 nº4.



30) Para fazer a grade da janela do casario que está localizado na parte sombreada pegue o branco de titânio e acrescente um leve toque de azul da Prússia. (isso é só pra tirar a intensidade do branco e ao espectador continua parecendo branco).



31) Com verde vessie e verde inglês claro e o pincel 226 nº12 comece a pintar a folhagem da árvore com batidinhas. Faça também a vegetação abaixo da árvore.





32) Usando as cores verde inglês claro e um pouco de laranja, faça algumas folhas queimadas na árvore, dando batidinhas com o pincel 226 nº12. Faça também na vegetação abaixo da árvore.





33) Com uma quantidade maior de terra de siena queimada e um pouco de azul da Prússia. Usando a espátula Condor 504, comece a aplicar essa mistura na poça d’água com espatuladas horizontais. Vá acrescentando laranja à mistura a medida em que vai se afastando do primeiro plano. Com um pouco de laranja e amarelo de cádmio, dê algumas espatuladas iluminadas para simular efeitos de lama.





34) Com laranja e amarelo Nápoles e branco de titânio comece a espatular a parte iluminada da rua. Lembrando que no primeiro plano os tons devem ser mais escuros e mais claros em segundo e terceiros planos. 



35)   Aproveite o laranja e o amarelo Nápoles e dê algumas espatuladas no muro. Aplique também outros tons escuros dando um aspecto de envelhecimento.



Agora assine a sua obra!


Lista de material:

Tinta óleo
Branco de Titânio
Azul celeste
Azul da Prússia
Azul Cerúleo
Azul Turquesa
Amarelo de Cádmio
Amarelo Ocre
Amarelo Nápoles
Terra de Siena queimada
Laranja
Sombra Queimada
Carmim
Sépia
Verde Vessie
Verde inglês claro

Pincéis Condor:                         
225 nº4
225 nº12                          
226 nº12
456 nº24
484 nº12

Espátula Condor 504
Tela 50x60 cm

Auxiliares:
Óleo de linhaça.
Secante de cobalto
Aguarrás (para limpar pincéis) 

Dica: Utilize um médium para diluir as tintas. Assim elas ficarão mais fluidas e cremosas facilitando a execução da pintura.

Deixem suas dúvidas nos comentários!

5 comentários:

  1. Nossa, que aula!
    Sou apaixonada por quadros com "água", fico sempre postada admirando o trabalho.
    Tutorial super explicadinho, parabéns!

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poções de Arte, obrigado pelo seu comentário. Seja bem vindo!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Marta Maria. Teremos novidades em breve.

      Excluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.