terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Domine a Perspectiva


Dia de inverno 60x80 cm ost 

Domine a Perspectiva

Perspectiva é um recurso de expressão que ajuda a criar uma ilusão de profundidade, espaço tridimensional no papel ou tela (que são superfícies planas, bidimensionais). Ela baseia-se em quatro conceitos:
 
·         Nível do olho: altura da qual seus olhos observam um objeto;
 
·         Horizonte: linha onde o céu e a terra parecem se encontrar e que está ao nível do olho;
 
·         Linhas convergentes: descrevem o efeito da perspectiva sobre linhas paralelas, as quais parecem que tendem a se unir à medida que se aproximam da linha do horizonte;
 
·         Ponto de Fuga: ponto imaginário do horizonte, para onde as linhas paralelas parecem convergir quando vistas em perspectiva.

Horizonte e pontos de fuga
1.       A linha do horizonte: se não se puder ver o horizonte, numa cena, segure um lápis horizontalmente na altura dos olhos. Imagine uma linha que prolonga ambas as extremidades do lápis.
 
2.       Perspectiva com um ponto de fuga: Olhando para uma construção de modo a ver uma de suas laterais, sem perder de vista a fachada, os prolongamentos das linhas que delimitam o prédio parecerão se aproximar conforme aumenta a distância. Esta é a perspectiva com um ponto de fuga.
 
3.       Perspectiva com dois pontos de fuga: se você estiver de frente para o canto de uma casa, as linhas que delimitam a parte superior e a inferior das duas faces parecerão convergir no horizonte; porém, não em apenas um ponto, como no caso anterior, mas em dois pontos de fuga.
 
4.       A visão do "olho de minhoca": o horizonte varia em função do nível do olho. Por exemplo, se você estiver de pé e se sentar, o horizonte também baixa. Imagine-se entrando num bueiro - o horizonte continuará a acompanhá-lo. Tudo o que você olhar parecerá estar mais alto do que antes. Os ângulos das linhas convergentes também mudarão. Por outro lado, se você subir numa escada, o horizonte parecerá mais alto. O fato de a linha do horizonte acompanhar os deslocamentos do observador é talvez uma idéia difícil de aceitar. Mas, uma vez habituado a este conceito, você terá maior facilidade em lidar com objetos e também com cenas em perspectiva.

2 comentários:

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.