Notícias de Artes



29/01/2012

Em busca da perfeição, artistas dão vida aos bonecos gigantes de Olinda

Bonecos, que são a cara do carnaval de Pernambuco, medem até 4 metros.
Nos dias de folia, encontro reúne mais de 100 exemplares, em Olinda.




Os bonecos gigantes já fazem parte da tradição do carnaval, principalmente em Olinda, onde acontece o encontro e a corrida desses foliões durante os dias de Momo. A busca pela perfeição e riqueza de detalhes dos artistas que dão vida a esses gigantes faz com que, a cada ano, os bonecos, que chegam a medir quatro metros, pareçam mais reais, encantando a todos.
Com 38 anos de carreira, Silvio Botelho é um dos maiores defensores desses gigantes, tendo criado, há 26 anos, o Encontro de Bonecos Gigantes, que acontece na manhã da terça-feira de carnaval, com mais de 100 bonecos. “Eu tenho um comprometimento com esse senhor, o carnaval. O boneco é uma das almas do carnaval olindense. Quando você fala em Rio de Janeiro, pensa em escola de samba. Em Olinda, no boneco gigante”, defende Silvio, que só em casa tem cerca de 40 bonecos.
O primeiro boneco feito por Silvio foi o Menino da Tarde, filho imaginário do gigante Homem da Meia-noite e da Mulher do Dia, agremiações que desfilam pelas ladeiras de Olinda todos os anos. “Eu tinha 16 para 17 anos quando Ernandes Lopes me fez essa encomenda”, lembra o artista plástico. De lá para cá, já foram mais de 900 bonecos. “Eu parei de contar, sei que foram mais de 900, mas números exatos não sei mais”, conta. Há menos de um mês do carnaval, Silvio tem trabalhado 12 horas por dia para dar conta da demanda. “Chego a ter que recusar pedidos, não tenho condições”, diz.
Silvio trabalha há dois meses no boneco de Luiz Gonzaga. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Silvio trabalha há dois meses no boneco de Luiz
Gonzaga. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O processo de criação de um boneco gigante não é tão simples quanto pode parecer a alguns. É preciso tempo, dedicação e amor pelo que faz. “Se tiver sol, são umas duas semanas, mas alguns levam mais tempo. Estou há dois meses trabalhando em um de Luiz Gonzaga”, explica Silvio, que foi responsável pela utilização de fibra de vidro nos bonecos, deixando-os mais leves. Muitos eram feitos de papel machê, com acabamento de massa de parede, o que os deixava mais pesados. “Essas ideias eu busco nas coisas simples da vida. Às vezes, é nas pessoas do dia-a-dia que você encontra ideias fantásticas”, acredita.
O trabalho exige dedicação e carinho. “Fazer boneco é uma arte, não é brincadeira. E depois de pronto, dá um orgulho danado. Eu faço com o coração, se você não tem amor pelo que faz, não fica perfeito”, acredita José Carlos Urbano, que trabalha com bonecos há quase 20 anos, já tendo feito figuras como Lia de Itamaracá. “Fazer pessoas conhecidas é sempre mais complicado, tem aquela exigência, né?”, pondera Urbano.
Primeira etapa é modelagem em barro. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Primeira etapa é modelagem em barro.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
A primeira etapa é moldar o rosto do boneco em barro, como explica Leandro Costa, da Embaixada dos Bonecos. “Dessa base, nós fazemos um molde em gesso, fazendo uma espécie de negativo, para depois colocar a fibra de vidro. É a mesma técnica para o corpo e para o rosto. Eu trabalho com uma equipe de mais quatro pessoas. Eu faço os desenhos, tem um para moldar o barro, outro para a fibra e uma pessoa fundamental, que faz a maquiagem do boneco”, detalha Leandro.
Além do rosto e do corpo do boneco, outro ponto importante é a roupa. “Ela tem que caracterizar bem o personagem. Um dos meus favoritos foi o Luiz Gonzaga que fizemos. Deu muito trabalho, tanto de corte, quanto de costura, cola, mas eu amo o resultado”, diz Sineide Castro, esposa de Leandro Costa e ‘designer’ das roupas dos bonecos da Embaixada.
Bonecos da Embaixada dos Bonecos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Luiz Gonzaga, Reginaldo Rossi e Alceu Valença em
bonecos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A busca pela perfeição dos bonecos, pela aproximação do real, é um dos pontos principais, acredita Leandro. “A gente quer aperfeiçoar, mas sem perder a essência do boneco. Essas criações são uma forma de materializar o que está na cabeça das pessoas. A minha base, assim como a do meu pai, é a arquitetura”, explica Leandro, que já conta com mais de 70 bonecos, reprodução de pessoas famosas, ícones da história brasileira e mundial, além de figuras de terror.
Para este ano, Sineide e Leandro esperam ter resolvido um dos problemas de quem trabalha com bonecos gigantes: a mão. “Ela normalmente é feita de papel machê. É pesada, vai batendo nas pessoas... E quando chove é um problema. Participamos de um evento no ano passado e 30 pares de mão quebraram por causa da chuva”, conta Sineide. “Então procuramos uma solução... Neste ano, estamos fazendo as mãos em poliuretano, que é uma espécie de espuma, feito aquele macarrão que as pessoas usam na piscina”, adianta, animado, Leandro.
Maria Expedita diz que gigantes parecem reais, não bonecos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Maria Expedita diz que os gigantes parecem reais,
não bonecos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Quem fica animada com tanta dedicação é a aposentada Maria Expedita Gomes do Nascimento, vizinha do gigante mais conhecido de Olinda, o calunga do Homem da Meia-noite, desde 1974. “Eles parecem vivos, não parecem bonecos”, diz, admirada. O ilustre vizinho é uma criatura real mesmo para a aposentada. “Quando ele sai [meia-noite do sábado para domingo de carnaval], eu estou sempre aqui na porta. Ele sempre me cumprimenta. O Homem da Meia-noite tem uma magia...”, finaliza.
 

Fonte: G1.com


------------------------------




12/01/2012

Fotógrafo usa vibrações sonoras para criar esculturas coloridas

Série Cores Dançantes de Fabian Oefner mostra sais coloridos voando pelos ares com a vibração musical.

Sais coloridos saltando pelos ares ao som da música. Essas são as imagens captadas pelas lentes do fotógrafo suíço Fabian Oefner.
De perto, a série Cores Dançantes mostra uma profusão de cores, cuja dimensão é ampliada pelo ângulo aproximado da câmera.
Para fazer as fotos, Oefner colocou os sais em uma película plástica disposta sobre uma caixa de som. O ritmo da música, cujos estampidos fizeram os grãos voarem pelos ares, deu a forma das imagens. 

 O ritmo da música, cujos estampidos fazem os grãos voarem pelos ares, dá a forma das imagens. (Foto: Fabian Oefner/Caters)

'As fotos conectam imagem e som', conta o fotógrafo de 27 anos.
'Dependendo da frequência do som, diferentes esculturas são criadas. Desde as delicadas às figuras que parecem um vulcão em erupção', diz.
Oefner conta que usou vários pigmentos para colorir os sais. As fotos foram feitas em um cômodo escuro.
'As esculturas existem por apenas frações de segundo', diz. 'A ideia da série é construir uma ponte entre o mundo acústico e visual', finaliza.

Fonte: G1.com


---------------------------------------------


16 de dezembro de 2011


 O primeiro museu sobre Gerardo Rueda abre em Portugal


Funciona por Gerardo Rueda














Quando na Espanha esta semana falou-se de renomear o Centro Niemeyer de Avilés, o encerramento iminente do Toledo ECAT ou apresentação pública, um prédio desocupado, o novo CACC Cadiz, bem como escolher Sevilha município como financiador do Biacs próxima na cidade do Porto abriu um centro dedicado a um artista espanhol, o espanhol Gerardo Rueda (1926-1996), cujo filho passou anos à procura de um museu ou um-para abrigar sua coleção de arte enorme, tal como foram recolhidos durante mesesARTEINFORMADO . Com a assistência, entre outros, o ex-presidente espanhol, José M. Aznar, foi inaugurado esta semana o seu novo Centro de Arte Moderna de Gerardo Rueda , em Matosinhos, um subúrbio da cidade do Porto, que fica acima de 6.000 m. quadrados reabilitado a partir de um estacionamento. Na sequência do acordo assinado em Maio de 2011, com o Gerardo Rueda Foundation em Madrid, o novo centro vai abrigar, por três anos, renovável por mais cinco, cerca de 500 obras da coleção de cerca de 4.000 obras atesoraría a referida Fundação, que incluem adquiriu obras do artista Gerardo Rueda Madrid (1926-1996) e, após sua morte, por seu filho José Luis. Palazuelo Obras, Antonio Lopez, Feito, Soledad Sevilla, Carmen Laffon, Saura, Miro, Tapies, Sicília, Esteban Vicente, Chirino, Zobel, Torner, Guerrero, ... entre outros nomes.
O site inicial proposta, as instalações da antiga adega de vinho real, poderia acrescentar às instalações do museu existente, de acordo com o sucesso. Enquanto isso, o acordo específico entre as partes que a cidade oferece instalações e manutenção, enquanto a Fundação arcará com os custos de exposições temporárias, de partilha, por receitas contraste, para a bilheteria do museu.
Voltando à Espanha, e dentro dos eventos planejados pela cidade de Cadiz para marcar o Mês Constitucional de 11 de dezembro último domingo realizou uma casa aberta do futuro Centro de Arte Contemporânea Cadiz - CACC Cadiz tentando mostrar ao público "uma das principais instalações cultural para as comemorações dos Doze e do plano de reabilitação realizado no prédio nos últimos anos." Após um investimento de 4,3 M. Euros, empregados entre 2006 e 2011 na adaptação do antigo quartel de Carlos III, o edifício foi renovado pela cidade de Cádiz, tem 4.572 metros quadrados de exposições 2000-continente, nenhum diretor ou, em princípio, coleta, além de manter a possibilidade de incorporar uma série de 18 pinturas ("The Valley of the Fallen") por artistas locais e Juan Carrero Naya Enrique, conhecido como Costus , em 2008, para 350 mil Euros. Uma coleção que não parece capaz de concluir a reunião com a Delegação de Cádiz (330 obras espalhadas por vários departamentos), como Elena queixa Vozmediano em seu blog " E você vê-lo "
Perto dali, em Sevil, e recolhido como ABC de Sevilla , o delegado da cultura Sevilha Câmara Municipal foi "inacessível" para fornecer a saída de 350 mil euros para os organizadores da Bienal Internacional de Arte Contemporânea (Biacs) perguntou-lhes última julho, quando anunciou a celebração bienal planejada de Outubro de 2012, com um curador suíço, que, eventualmente, vazou o nome de Moritz Küng , que pouco depois de matiz para diferentes mídias (também ARTEINFORMADO) que "ainda" não tinha sido chamado, mas não negam que tinha sido proposto.
Indo para o norte da cidade de Toledo recebeu a notícia do encerramento próximo do centro de arte contemporânea apenas do castelhano-La Mancha de capital, o ECAT - Arquivo Contemporâneo Espaço Toledo , que iria ocorrer próximo mês de Março após a exposição, e programa, " Let Me Kiss You ", do artista Aitor ciudarrealeño Saraiba. E vamos fechar este caminho, em Avilés, Astúrias decidiu romper com a Fundação que gere o Oscar Niemeyer Centro Cultural Internacional , o que poderia mudar seu nome para Avilés Centro Internacional Cultural. No momento, e de ter passado 44 M. De euros em sua construção, e um ano após a sua inauguração em dezembro de 2011, o centro está praticamente inativo. ARTEINFORMADO


Fonte: Arteinformado

--------------------------------------------





Peter Caton

27 de novembro de 2011
MuBA recebe nova exposição
No dia 10 de novembro de 2011, o Museu Belas Artes de São Paulo, conhecidocomo MuBArecebeu a exposição Peter Caton: - CerradoImagens detransformações e fronteiras
Britânico, Peter Caton e sua colaboradora Cristiane Aokiestiveram em 2010registrando fotos do bioma brasileiro mais ameaçado atualmente: O Cerrado. Aintenção da exposição é promover a discussão sobre a preservação ambiental e,por meio da artepossibilitar a imersão em diferentes comunidades do biomaCerradopassando por GoiásMinas GeraisTocatins e Maranhãoalém deproporcionar o contato com as questões fundamentais dessa realidadecomo amonocultura, a diversidade, o desmatamento, o desenvolvimento ambiental, asameaças às comunidades tradicionais e aos povos indígenas.
Suas fotografias mostram para o público os assuntos fundamentais para o biomaCerradocomo a monocultura, a diversidade, o desmatamento, o desenvolvimentoambiental, as ameaças às comunidades tradicionais e aos povos indígenas
exposição “ Peter Caton: - CerradoImagens de transformações e fronteiras”fica até o dia 28 de janeiro de 2012 no MuBA (sede núcleo de Design), localizado naRua José Antônio Coelho, 879. O horário de funcionamento é de segunda àsexta-feira das 9h00 às 21h00 e aos sábados das 9h00 às 16h00.

Fonte: Belasartes.br

           -------------------------------------------------------------------------




26 de novembro de 2011

Doris Salcedo exibiu pela primeira vez em Portugal


Oração em silêncio por Doris Salcedo
Pela primeira vez em Portugal, no CAM - Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian , em Lisboa, apresenta uma grande instalação do artista colombiano Doris Salcedo (Bogotá, 1958). "Oração Silenciosa "é produzido pela MUAC - Universidade Museu de Arte Contemporânea , Cidade do México, o MAXXI - Museo Nazionale delle arti del XXI Secolo , em Roma ea Pinacoteca do Estado de São Paulo e encomendado pelo Moderna Museet , em Malmö Suécia e Fundação Calouste Gulbenkian , em Lisboa. Salcedo apresentou este ano, em paralelo, esta facilidade no perímetro braquial e na Moderna Museet, em Malmö, com curadoria de Joa Ljungberg , curador do Moderna Museet e Isabel Carlos , director do CAM-Fundação Calouste Gulbenkian e turnê curador principal "Oração Silenciosa". Este artista intervenções acostrumbrada para fazer centros de grande arte como o que rasgaram o chão da Tate Modern , em Londres, desta vez transformada em espaço de CAM em um espaço de floresta - graças ao cemitério 162 mesas e ligados invertidos por uma estrutura de terra que compõem este grande facilidade. Salcedo recebeu no ano passado o Prêmio Velázquez , tornando-se a primeira mulher a receber este prêmio desde que foi introduzido em 2002 e recentemente se tornou o primeiro artista latino-americano que tem uma peça da coleção do próprio Museu GuggenheimBilbao

Fonte: Arteinformado


            ---------------------------------------------------------------------


25 de Novembro de 2011


Clik no convite para ver melhor.

-----------------------------------------------


24 Noviembre de 2011

São Paulo concentra la principal actividad expositiva latinoamericana

PORTADORES en la Galería Vermelho
La principal actividad del panorama expositivo latinoamericano se concentra esta semana en Brasil, y más concretamente, en la ciudad de São Paulo. Es en esta ciudad donde, gracias a una residencia artística en la FAAP - Fundación Armando Alvares Penteado, la joven artista española Almudena Lobera (Madrid, 1984), ayudada por su amiga Isabel Martínez Abascal(Madrid, 1984 - reside entre Madrid y São Paulo), presentó el pasado día 18 en la Galeria Vermelhode São Paulo la 'fase tres' de su proyecto "Portadores. A imagem no campo ampliado do corpo". Este 'work in progress' finalizará con la exposición del proyecto -fotografías, vídeo documental y material de archivo- en la muestra "Generación 2012" en La Casa Encendida de Madrid, que se inaugurará el día 2 de febrero de 2012. La actividad de Lobera en São Paulo continúa esta semana ya que también participará junto a otros 27 artistas en la exposición colectiva "Projeto Inmóvel", ideada y comisariada por Alessandra Terpins, productora cultural que ha trabajado en galerías brasileñas como Galeria Nara Roesler y Galeria Fortes Vilaça.
Además de esos dos proyectos sobresalen otras exposiciones como la retrospectiva de Jac Leirner (São Paulo, Brasil, 1961) que la Pinacoteca do Estado de São Paulo presenta en la Estação Pinacoteca. Una exposición comisariada por Moacir dos anjos que reúne cerca de 60 trabajos entre esculturas, objetos, instalaciones y acuarelas realizados entre los años 1980 y 2011. Leirner en sus trabajos utiliza embalajes de cigarros, bolsas de plástico, dinero, cartones y otros productos retirados del universo del consumo. Por otro lado, en el Museu De Arte Contemporânea da Universidade De São Paulo (MAC USP) se ha inaugurado "Fotógrafos da cena contemporanea", que réune sesenta y tres fotografías de cincuenta artistas internacionales que pertenecen a la colección del Banco Santo que están en depósito temporal en este museo universitario. Finalmente, la galería Luciana Brito de São Paulo acoge la primera exposición individual de Monica Nador (Ribeirão Preto, Brasil, 1955 - vive y trabaja en São Paulo). Nador, sin embargo, sí ha expuesto de forma individual en otras importantes galerías paulistas comoGaleria Luisa Strina en dos ocasiones o en Casa Triângulo y Galeria Vermelho en una ocasión en cada una. Las demás exposiciones seleccionadas, entre las recogidas por ARTEINFORMADO, puede encontrarlas a continuación:
Brasil
** Exposición: "Cubo Cor - Mônica Nador [Autoria Compartilhada]" * Espacio: Luciana Brito Galeria (São Paulo) * Artista/s:Monica Nador (Ribeirão Preto, Brasil, 1955 - vive y trabaja en São Paulo, Brasil) * Fecha del Evento: 19/11/2011 - 28/01/2012 *Observaciones: Primera individual de esta artista en esta galería, en la que, por primera vez, una muestra establece una relación entre la producción de Nador con su deseo de difundir el conocimiento adquirido a lo largo de su trayectoria artística. La instalación que ahora presenta se puedo ver este año en el Pavilhão das Culturas Brasileiras del Parque do Ibirapuera, en São Paulo.
** Exposición: "Jac Leirner" * Espacio: Pinacoteca do Estado (São Paulo) * Artista/sJac Leirner (São Paulo, Brasil, 1961) *Fecha del Evento: 19/11/2011 - 26/02/2012
** Exposición: "Fotógrafos da cena contemporanea" * Espacio: Museu De Arte Contemporânea da Universidade De São Paulo (MAC USP) - MAC Cidade Universitária * Artista/s: Medio centenar de artistas entre los que se encuentran Vik Muniz, Vanessa Beecrof, Rirkrit Tiravanija, Oliviero Toscani, Adriana Varejao, Olafur Eliasson, Glenn Ligon, Andrés Serrano y Gabriel Orozco, entre otros. * Fecha del Evento: 19/11/2011 - 15/04/2012 * Observaciones: Réune sesenta y tres fotografías que pertenecen a la colección del Banco Santo y que están en depósito temporal en este museo universitario de São Paulo.
** Exposición: "Portadores. A imagem no campo ampliado do corpo" * Espacio: Galería Vermelho (São Paulo) * Artista/s:Almudena Lobera (Madrid, 1984) e Isabel Martínez Abascal * Fecha del Evento: 18/11/11 (exposición de un día de duración) *Observaciones: Portadores es un proyecto de dibujo cuyo soporte son cuerpos vivos. Doce nuevos dibujos de la artista Almudena Lobera serán tatuados por una mano experta en esa técnica: la arquitecto y tatuadora oscilante entre Madrid y São Paulo, Isabel Martínez Abascal.
** Exposición: "Projeto Inmóvel" * Espacio: Edificio Copan, Galeria 53-Bloco A (São Paulo, Brasil) * Artista/s: Entre los 28 artistas que participan está Almudena Lobera (Madrid, 1984) * Fecha del Evento: 25/11/11 - 04/12/11 * Observaciones: La exposición comisariada por Alessandra Terpins ocupa el espacio de un edificio abandonado.
Argentina
** Exposición: "Voar" * Espacio: Galería 713 - Arte Contemporáneo (Buenos Aires) * Artista/sBrígida Baltar (Río de Janeiro, Brasil, 1959) * Fecha del Evento: 17/11/11 - 24/02/2012 * Observaciones: El concepto central de estos trabajos inéditos realizados en 2011 con apoyo de Oi Futuro, en Rio de Janeiro, es la idea del vuelo. Baltar está entre los ocho artistas seleccionados por la comisaria Tanya Barson que participan en la exposición 'The Peripatetic School: Itinerant drawing from Latin America' en el Middlesbrough Institute of Modern Art (MIMA) del 25 de noviembre al 24 de febrero de 2012. Brígida Baltar, además de estar representada por 713, lo está también por la galería Nara Roesler de São Paulo.
** Exposición: "Brigitte y el brillo del desierto" * Espacio: Galería 713 - Arte Contemporáneo (Buenos Aires) * Artista/sHeliana Heredia (São Paulo, Brasil, 1978 - reside en Buenos Aires) * Fecha del Evento: 17/11/11 - 24/02/2012 * Observaciones: Instalación, dibujos y vídeo.
** Exposición: "Esto se parece demasiado a una despedida" * Espacio: Gachi Prieto Gallery (Buenos Aires) * Artista/s:Maximiliano Rossini (Leones, Córdoba, 1978) * Fecha del Evento: 17/11/2011 - 07/01/2012 * Observaciones: Se presenta una instalación de Rossini.
México
** Exposición: "El Jardín" * Espacio: Kurimanzutto (México D.F.) * Artista/sMonika Sosnowska (Ryki,Polonia, 1972 - reside en Varsovia) * Fecha del Evento: 15/11/2011 - 14/01/2012 * Observaciones: Es la primera exposición individual de Monika Sosnowska en la Ciudad de México.
** Exposición: "Orígenes paralelos" * Espacio: Museo Universitario del Chopo (Cuauhtémoc) * Artista/sHéctor de Anda (San Juan de los Lagos, Jalisco, México, 1950) * Fecha del Evento: 16/11/11 - 25/03/12 * Observaciones: Exposición individual en donde el artista presenta una instalación, en la que hace uso de técnicas como el collage, la pintura o el video y da un nuevo significado al objeto.
** Exposición: "Green Flash Sacrifice" * Espacio: EDS Galería (México D.F.) * Artista/sRamiro Chaves (Córdoba, Argentina, 1979 - reside en México D.F.) * Fecha del Evento: * Observaciones: Es una exposición del trabajo fotográfico reciente de Chaves.
Colombia
** Exposición: "La razón del equilibrio, Nicolas Robbio" * Espacio: Nueveochenta (Bogotá) * Artista/sNicolas Robbio (Mar del Plata, Argentina, 1975 - reside en São Paulo, Brasil) * Fecha del Evento: 17/11/2011 - 16/01/2012.
** Exposición: "After (H)ours" * Espacio: Galería el Museo (Bogotá) * Artista/sJuan Francisco Casas (La Carolina, Jaén, 1976 - reside en París) * Fecha del Evento: 17/11/2011 - 20/01/2012 * Observaciones: La muestra reúne dibujos realizados con bolígrafo BIC Cristal azul y varias pinturas al óleo realizadas antes de los dibujos con bolígrafo.
Venezuela
** Exposición: "Ciudades de arriba" * Espacio: El Anexo Arte Contemporáneo (Caracas) * Artista/sIván Amaya (Caracas, Venezuela, 1968) * Fecha del Evento: 20/11/2011 - 18/12/2011 * Observaciones: Esta exposición es la primera individual de Amaya. La muestra, co-comisariada por Félix Suazo y Gerardo Zavarce, está compuesta por 40 piezas fotográficas y propone un registro sistemático y exhaustivo de la arquitectura informal de los cerros capitalinos y otras localidades del país donde el ingenio constructivo funciona como paliativo frente a las necesidades de vivienda de los sectores populares.
** Exposición: "Propuestas de Arte Emergente" * Espacio: Centro de Arte Los Galpones (Caracas) * Artista/s: 25 Artistas exponen propuestas de arte emergente * Fecha del Evento: 15/11/2011 - 30/11/2011 * Observaciones: Proyecto expositivo concebido para apoyar y promover las artes visuales emergentes en cualquiera de los medios y posibilidades discursivas en que estas se presenten. La iniciativa se apoya en una visión de consenso entre curadores noveles, quienes postularon una selección de nuevos lenguajes en Venezuela.
Uruguay
** Exposición: "Pura Strategia" * Espacio: Centro de Arte Moderno (CeArMó) de la Compañía del Oriente (Montevideo) *Artista/sGustavo Tabares (Montevideo, Uruguay, 1968) * Fecha del Evento: 17/11/2011 - n.d. * Observaciones: La exposición es una instalación que presenta una mirada crítica sobre el consumo, la hipocresía, el orden, la pornografía, la historia nacional y la pérdida de identidad. El artista pretende transmitir, sin tapujos, su mirada sobre la realidad, a partir de una muestra en la que dialogan diversos objetos, pinturas, fotografías, posters, dibujos, collages y postales, todas obras elaboradas durante los años '80 y 90' y en lo que va del siglo XXI



FONTE: ARTEINFORMADO


-------------------------------------------------------------------







22 Noviembre de 2011

Art Madrid incorpora en su séptima edición a Javier Rubio Nomblot



t
Javier Rubio Nomblot 


Arte y Asociados Almirante, S.L., organizadores de Art Madrid, en su empeño por promover el arte joven dentro de esta feria, acaban de anunciar la incorporación para su séptima edición del escritor, crítico de arte y comisario Javier Rubio Nomblot, como encargado de seleccionar a las 11 galerías que conformarán su sección Young Art. Rubio Nomblot será también el encargado de seleccionar a las galerías que presentarán la obra de un solo artista en la nueva sección One Project. Esta nueva iniciativa tiene como finalidad fomentar la presencia de los artistas jóvenes dentro de esta feria.


Además, en su edición de 2012 la feria presentaráArt Edition, un nuevo programa dirigido a galerías y editores de obra gráfica contemporánea de artistas de cualquier nacionalidad, en la que se presentarán ediciones de arte contemporáneo en cualquiera de sus manifestaciones, obra gráfica original, fotografía, escultura, libros de artistas, etc.
Por último, Art Madrid 2012, en su séptima cita, del 16 al 19 de febrero de 2012, enmarcada dentro de la "Semana del arte de Madrid", reunirá a cincuenta galerías nacionales e internacionales, que darán a conocer sus nuevos contenidos y propuestas en el Pabellón de Cristal de la Casa de Campo de Madrid. De este modo Art Madrid quiere seguir consolidándose como la feria con mayor presencia nacional de artistas y galerías, apostando fuerte por el arte contemporáneo español y los artistas jóvenes. ARTEINFORMADO

Fonte: ARTEINFORMADO
                       -------------------------------------------------------------------------------------------------------



Cristo de costas em leilão inglês



Enquanto o Museu Internacional de Arte Naif (Mian), no Cosme Velho, passa por nova crise, representantes brasileiros da pintura ingênua fazem sucesso...em Londres. Foi leiloado pela primeira vez na história da Christie’s um significativo lote desses quadros, que a leigos podem parecer desenhos de criança. Entre os exemplares que enfrentam o martelinho inglês, destaca-se o óleo “RIO DE JANEIRO”, 94 centímetros de base, de Lia Mittarakis. No Mian há outra célebre obra da pintora: é quase a mesma paisagem, mas com pujantes 28 metros quadrados, tela que repousa esquecida dentro do museu de portas cerradas.


Fonte: Veja Rio.

------------------------------------------------------------------------------------------


Faxineira destrói obra de arte de museu alemão ao tentar limpá-la





Funcionária da limpeza deteriorou obra do artista germânico Martin Kippenberger. 
(Foto: Reprodução/Abendblatt)


A peça integra o acervo permanente da instituição e é composta por uma torre de pranchas de madeira em cuja base há um recipiente de borracha com uma grande mancha de cal branca.

Pensando em acabar com a mancha, a empregada eliminou totalmente essa característica da obra, para o desgostoda direção do museu, que informou que o dano é irreversível.

Um porta-voz da galeria ressaltou que todas as funcionárias da limpeza são minuciosamente instruídas sobre seutrabalho e advertidas sobre quais peças não devem tocar de forma alguma.

'É como acontece nas casas, quando dizemos: 'limpe tudo, mas não toque na mesa do escritório'', disse Dagmar Papajewski, porta-voz do Departamento de Cultura de Dortmund, acrescentando que o caso está sendo analisadopela companhia de seguros.

Em 1986 uma faxineira apagou do teto de uma sala a já famosa 'Mancha de Gordura' de Joseph Beuys (1921-1986) na Academia das Artes de Dusseldorf, dano que o estado da Renânia do Norte-Vestfália compensou com o pagamento de 20 mil euros.


Fonte: Portal Artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.