quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como pintar com tinta à óleo





COMO PINTAR COM O ÓLEO - Alguns artistas usam carvão para um esboço preliminar,  e antes de começar a pintura, deve-se retirar o excesso batendo um pano limpo na tela. O pincel nº 2 e a tinta diluída com aguarrás também podem ser utilizados para esboçar os contornos, se errar, apaga-se molhando uma ponta de trapo em terebintina e esfregando no local a ser corrigido. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta a óleo sem mistura. Para os detalhes que exigem precisão, acrescente óleo de linhaça ou terebintina a fim de obter uma tinta mais cremosa e fluída. Se você não gostar de alguma parte da pintura, retire-a com a espátula. Em seguida, limpe a superfície com um trapo embebido em solvente.

PREPARANDO A TELA - Esprema um pouco de cada cor - o equivalente à superfície de uma pequena moeda - em volta da paleta e vá formando pequenos montinhos. Comece com o branco, em quantidade equivalente ao dobro das outras tintas, pois esta é a cor mais utilizada. Em seguida, vá dispondo as cores quentes ao longo de um lado, e as frias do outro. O centro da paleta deve ficar reservado às misturas, feitas com pincel e espátula. Pegue um pouco de cada tinta que deseje combinar e vá fazendo adições até obter a cor pretendida. Lembre-se de ter sempre à mão um vidro com terebintina e um pano grande de algodão, ou um rolo de papel higiênico para limpeza dos pincéis. NÃO limpe os pincéis na terebintina usada para as misturas!
Os vapores dos solventes podem ser prejudiciais à saúde, por isso trabalhe em local ventilado.

COMECE PELOS ESCUROS E PELO FUNDO - Pinte primeiro os tons escuros e, a partir daí, os mais claros. As regiões escuras são mais facilmente identificadas e, uma vez pintadas, servem como referencial para os demais tons do quadro. A aplicação dos tons claros sobre os escuros dá a noção de volume e profundidade.

AJUSTANDO AS CORES - Para chegar a uma proporção que lhe dê a cor ideal, proceda gradualmente e com cuidado. Ao invés de acrescentar um pouco de branco para clarear uma cor, experimente adicionar uma cor próxima. Por exemplo: misture o alaranjado ao vermelho, o azul claro ao azul escuro ou violeta, etc. São raras as obras realizadas com cores puras, o efeito pode ser desarmonioso e berrante. Mas é claro que há exceções.

ECONOMIZE AS TINTAS - Fora do tubo, a tinta a óleo absorve oxigênio do ar, tornando-se seca e imprestável. É possível retardar esse processo cobrindo a paleta com um plástico para guardá-la ou utilizar como paleta uma caixa com tampa (Ex.: caixa de fita de vídeo), e acrescentar uma gotinha de óleo de linhaça às tintas quando parar de usá-las, ajuda a ficarem úmidas mais tempo.

A SECAGEM - Coloque seu trabalho para secar, em local seguro, sem poeira e sem luz solar direta. Se quiser envernizá-lo, deve esperar pelo menos seis meses, pois o verniz pode se combinar quimicamente com as tintas, e se mais tarde ele amarelar ou perder a transparência, não há solução, pois ele torna-se irremediável.

12 comentários:

  1. Neide Banjai Zaniquelli16 de fevereiro de 2011 às 14:29

    Obrigada pelas dicas,abçs!

    ResponderExcluir
  2. com certeza, vai me ajudar bastante pois eu vou começar a pintar com tinta á óleo e eu sei q essas dicas irão me ajudar muito obrigadoooo!BADÚ de TAQUARANA-AL.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Estou começando a pintar a óleo. Sempre tive facilidade em desenhar qualquer coisa, mas com lápis e papel. Tenho 36 anos!!! tenho receio que seja muito tarde para eu começar a aprender!! mas de qualquer forma, estou pegando suas dicas!! Obrigada!!

    Jaqueline - Joinville - Santa Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo Jaqueline, na arte de pintar nunca é tarde para começar. Boa pintura!!!

      Excluir
  4. Foi muito bom encontrar dics como esas... faz com tenhamos mais segurança para começar a fazer um trabalho em tela.... muito grata!!!
    Denyse - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as dicas, sempre fiz desenho com grafit ea primeira vez que faco pintura com tinta oleo e esta demorando seca eu tenho que misturar a tinta com algum diluete?
    Diogo muraski Atm- Para

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo, misture um pouco de secante de cobalto no seu diluente. Veja a postagem sobre o uso do secante de cobalto aqui mesmo no Blog. Abraços!!!

      Excluir
    2. Muito boa as suas dicas, obrigada.

      Excluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.