COMO PINTAR COM O ÓLEO - Alguns artistas usam carvão para um esboço preliminar, e antes de começar a pintura, deve-se retirar o excesso batendo um pano limpo na tela. O pincel nº 2 e a tinta diluída com aguarrás também podem ser utilizados para esboçar os contornos, se errar, apaga-se molhando uma ponta de trapo em terebintina e esfregando no local a ser corrigido. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta a óleo sem mistura. Para os detalhes que exigem precisão, acrescente óleo de linhaça ou terebintina a fim de obter uma tinta mais cremosa e fluída. Se você não gostar de alguma parte da pintura, retire-a com a espátula. Em seguida, limpe a superfície com um trapo embebido em solvente.
PREPARANDO A TELA - Esprema um pouco de cada cor - o equivalente à superfície de uma pequena moeda - em volta da paleta e vá formando pequenos montinhos. Comece com o branco, em quantidade equivalente ao dobro das outras tintas, pois esta é a cor mais utilizada. Em seguida, vá dispondo as cores quentes ao longo de um lado, e as frias do outro. O centro da paleta deve ficar reservado às misturas, feitas com pincel e espátula. Pegue um pouco de cada tinta que deseje combinar e vá fazendo adições até obter a cor pretendida. Lembre-se de ter sempre à mão um vidro com terebintina e um pano grande de algodão, ou um rolo de papel higiênico para limpeza dos pincéis. NÃO limpe os pincéis na terebintina usada para as misturas!

COMECE PELOS ESCUROS E PELO FUNDO - Pinte primeiro os tons escuros e, a partir daí, os mais claros. As regiões escuras são mais facilmente identificadas e, uma vez pintadas, servem como referencial para os demais tons do quadro. A aplicação dos tons claros sobre os escuros dá a noção de volume e profundidade.
AJUSTANDO AS CORES - Para chegar a uma proporção que lhe dê a cor ideal, proceda gradualmente e com cuidado. Ao invés de acrescentar um pouco de branco para clarear uma cor, experimente adicionar uma cor próxima. Por exemplo: misture o alaranjado ao vermelho, o azul claro ao azul escuro ou violeta, etc. São raras as obras realizadas com cores puras, o efeito pode ser desarmonioso e berrante. Mas é claro que há exceções.
ECONOMIZE AS TINTAS - Fora do tubo, a tinta a óleo absorve oxigênio do ar, tornando-se seca e imprestável. É possível retardar esse processo cobrindo a paleta com um plástico para guardá-la ou utilizar como paleta uma caixa com tampa (Ex.: caixa de fita de vídeo), e acrescentar uma gotinha de óleo de linhaça às tintas quando parar de usá-las, ajuda a ficarem úmidas mais tempo.
A SECAGEM - Coloque seu trabalho para secar, em local seguro, sem poeira e sem luz solar direta. Se quiser envernizá-lo, deve esperar pelo menos seis meses, pois o verniz pode se combinar quimicamente com as tintas, e se mais tarde ele amarelar ou perder a transparência, não há solução, pois ele torna-se irremediável.
Obrigada pelas dicas,abçs!
ResponderExcluirEspero que tenha ajudado Neide. Abraços!!!
Excluircom certeza, vai me ajudar bastante pois eu vou começar a pintar com tinta á óleo e eu sei q essas dicas irão me ajudar muito obrigadoooo!BADÚ de TAQUARANA-AL.
ResponderExcluirQue bom Badú. Abraços!!!
ExcluirOlá!!! Estou começando a pintar a óleo. Sempre tive facilidade em desenhar qualquer coisa, mas com lápis e papel. Tenho 36 anos!!! tenho receio que seja muito tarde para eu começar a aprender!! mas de qualquer forma, estou pegando suas dicas!! Obrigada!!
ResponderExcluirJaqueline - Joinville - Santa Catarina
Não tenha medo Jaqueline, na arte de pintar nunca é tarde para começar. Boa pintura!!!
ExcluirFoi muito bom encontrar dics como esas... faz com tenhamos mais segurança para começar a fazer um trabalho em tela.... muito grata!!!
ResponderExcluirDenyse - Rio de Janeiro
Quem bom Denyse, espero ter ajudado. Abraços!!!
ExcluirMuito boa as dicas, sempre fiz desenho com grafit ea primeira vez que faco pintura com tinta oleo e esta demorando seca eu tenho que misturar a tinta com algum diluete?
ResponderExcluirDiogo muraski Atm- Para
Olá Diogo, misture um pouco de secante de cobalto no seu diluente. Veja a postagem sobre o uso do secante de cobalto aqui mesmo no Blog. Abraços!!!
ExcluirMuito boa as suas dicas, obrigada.
ExcluirQue bom Ângela. Abraços!!!
ResponderExcluir