sábado, 25 de abril de 2015

Pintando com óleo Passo a passo!!!

PASSO A PASSO PINTANDO EM TELA

Olá amigos e alunos!
Estou trazendo pra vocês mais um tema muito bom pra pintar.
É um caminho que retrata a vida na roça. Procurei ser o mais simples possível para que aqueles que estão começando não encontrem muitas dificuldades. Espero que gostem e qualquer dúvida, perguntem nos comentários


Boa Pintura!!!
              
      © Esse passo a passo foi elaborado pelo artista plástico e professor de pintura Sandro José


1)      Transfira o desenho para a tela.  Com azul da  Prússia, branco de titânio e carmim. Clareie bastante o azul e dê um leve toque de carmim e usando o pincel 456 nº 24 preencha o fundo atrás da casinha com batidinhas. (Que representa a montanha a distancia). Use o óleo de linhaça para diluir as tintas.




2)      Usando o pincel 484 nº 14 e as cores gris de paine, terra siena queimada e amarelo cádmio.  São as cores que vamos usar para pintar o barranco. Gris de paine misturado com terra siena queimada para as partes mais escuras e depois misture amarelo de cádmio para as partes mais claras.



  


    



3)      Aproveite as cores para pintar também a sombra no caminho usando mais terra siena e mais amarelo para que a cor da sombra fique mais suave. Use o mesmo pincel do passo anterior. A sombra depois da curva do caminho terá que ficar mais suave um pouco. Para isso acrescente um pouco de branco.



                        
  
                             


4)      Use terra siena queimada e gris de paine para preencher o tronco da 1ª árvore usando o pincel 226 nº12.




 
  
      



5)      Usando o pincel 225 nº 4 aproveite a mistura do passo anterior e preencha as janelas, porta e beiral da casinha.







6)      Suavize um pouco essa mistura do passo anterior com amarelo de cádmio e contorne com o pincel 225 nº 4 os tijolinhos da parede.







7)      Com violeta escuro, laranja e branco de titânio, pinte o lado esquerdo dos troncos das árvores ao fundo. (A parte que representa a sombra dos troncos das árvores). Use o pincel 225 nº12.





8)      Aproveite a mesma mistura do passo anterior e pinte a cerca, usando o pincel 484 nº14.








9)      Com laranja, um pouco de amarelo claro e um pouco de branco, pinte o telhado da casinha.








10)  Com um pouco de laranja, amarelo nápoles e bastante branco, pinte a parte iluminada dos troncos das árvores ao fundo, usando o pincel 225 nº12.








11)  Com amarelo ocre e laranja misturados preencha os tijolos da casinha evitando cobrir os contornos feitos no passo 6. Use o pincel 225 nº12.






12)  Com uma pequena quantidade de azul turquesa, bastante branco de titânio e um leve toque de sombra queimada. Essa mistura criará um cinza azulado. Use o pincel 484 nº14 e pinte o reboco da parede da casinha.



13)  Com amarelo ocre e branco preencha a parte iluminada do caminho usando o pincel 484 nº14.

   






14)  Com verde vessie e gris de paine vamos pintar a vegetação. Com o pincel 226 nº12 comece pintando a copa das árvores ao fundo com batidinhas. Pinte também a copa da árvore que está em primeiro plano. Para fazer as folhas soltas nas pontas, bata somente com a ponta do pincel sem pressionar muito. Faça também a vegetação que sobe pelo barranco.




15)  Pegue gris de paine, dilua bem com óleo de linhaça e com o pincel 225 nº4 faça vários traços verticais na cerca imitando alguns gravetos.






16)  Com sombra queimada diluída no óleo e com o pincel 225 nº4 esfumace abaixo do beiral da casinha. Faça também junto ao reboco da casinha esfumaçando pra cima do tijolo.







17)  Com sombra queimada pinte a parte sombreada da chaminé. Com amarelo Nápoles o e branco de titânio pinte a parte iluminada. Use o pincel 225 nº4.




18)  Com amarelo nápoles e branco de titânio faça traços iluminados na cerca. Use o mesmo pincel do passo anterior.








19)  Com laranja e amarelo nápoles e usando a espátula condor 504 dê algumas espatuladas horizontais no telhado para dar mais textura. Faça um friso iluminado acima do beiral.





20)  Com amarelo nápoles, laranja e branco de titânio, dê algumas espatuladas horizontais no caminho.







21)  Com a mesma mistura do passo anterior e o pincel 225 nº4 faça o varal. Sugira algumas peças de roupas coloridas no varal. Use sua criatividade.





22)  Com gel e branco de titânio e o pincel 225 nº12 faça a fumaça saindo da chaminé com forma irregular.









23)  Com verde vessie e ocre e usando o pincel 226 nº 12 com batidinhas faça folhas para dar volume à vegetação. É importante não cobrir todo o escuro. Faça também esse procedimento na copa da árvore que está no barranco. Pinte também a folhagem que sobe pelo barranco.









24)  Com verde inglês claro, amarelo limão e branco de titânio façam a luz que incide na vegetação, observando que nesse caso a luz vem pela direita, alcançando só algumas folhas.






25)  Valorize ainda mais a sua pintura com alguns detalhes extras. Faça uma vegetação rasteira junto a cerca. Enfeite com flores. Use sua criatividade.













Agora assine sua obra!!!






 Material utilizado: 

  

Tintas à óleo:

Branco de titânio
Azul da Prússia
Carmim
Gris de paine
Terra siena queimada
Amarelo de Cádmio
Amarelo limão
Amarelo claro
Violeta escuro
Laranja
Amarelo ocre
Azul turquesa
Sombra queimada
Verde vessie
Verde inglês claro
Amarelo nápole

Gel
Óleo de linhaça
Espátula Condor 504
Tela 50x60 cm


Pincéis Condor:
225 nº 12 e 4
226 nº 12
456 nº 24
484 nº 14


5 comentários:

  1. Adorei.....muito bem explicado....só podemos agradecer á quem nos dá essas oportunidades de aprender a pintar.Que sejam abençoados.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...obrigada pelas dicas. Gostaria de uma diga de fumaça de café coado..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suely Frazão. Obrigado pelo comentário. Vou pensar com carinho na sua dica. Quem sabe não posto uma aula assim. abraços!!!

      Excluir
  3. Excelente vídeo de aula de pintura! Ainda 6não tinha visto e achei muito bom, muito bem explicado, com clareza, o que o faz parecer.... simples de fazer mesmo para quem não sabe! Parabéns professor
    Sandro! E o de hoje, quando se pode ver?
    Maria Celeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria Celeste. A vídeo aula vai atrasar um pouco, mas sai hoje!

      Excluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.