sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pintando um Casario passo a passo.


Olá amigos e alunos, dessa vez vamos pintar um csario. Espero que as dicas sejam de bom proveito.
Qualquer dúvida use a caixa de comentários para perguntar. Só responderei por aqui, ok?
Boa pintura para todos.




                                     ****************************              





01) Após transferir o desenho para a tela, comece a pintar o céu. Pegue azul celeste e adicione um pouco de branco de titânio e dê um leve toque de violeta escuro com o pincel condor 456 nº 24. Dê pinceladas em “X” para espalhar bem a tinta.




  








02)  Com o mesmo pincel pegue azul turquesa adicione um pouco de violeta escuro e branco de titânio para pintar as montanhas ao fundo.  Com a mesma mistura pinte uma parte do reflexo na poça d’agua com o pincel 226 nº. 12.




         









03)  Com o pincel 226 nº. 12 e as cores azul da prússia e uma quantidade menor  de amarelo ocre misturadas, pinte as árvores junto a montanha. Com a mesma mistura pinte o reflexo das árvores na poça.






       

         





04)  Preencha o fundo das janelas e porta com o pincel 226 nº12 misturando sombra  queimada e azul da prússia . Pinte também a porta e janelas no reflexo.






05)  Com o pincel 225 nº12 e a mistura do passo anterior pinte o detalhe dos telhados.





06)  Com terra siena queimada e amarelo ocre pinte o telhado com o pincel 226 nº12.




  

07)  Usando o pincel 484 nº12 e a mistura de uma pequena quantidade de azul da prússia e uma maior de branco de titâneo e outra menor de terra siena queimada misturadas pinte o beiral.





08)  Com uma boa quantidade de branco de  titânio e quantidades menores de Azul  turquesa e terra siena queimada misturadas, pinte o lado sombreado da torre da igreja, usando o mesmo pincel do passo anterior. Note que neste passo a luz vem do lado direito. É importante seguir esta proposta em toda pintura.





09) Com essa mesma mistura e o mesmo pincel, pinte a sombra projetada pelo beiral                             no casario.






10)   Com terra siena queimada e um pouco de amarelo limão e branco de titânio misturados e usando o pincel 484 nº12 pinte a lateral do casario.





11)  Com uma quantidade maior de terra siena queimada e uma menor de amarelo limão pinte a lateral do muro usando o mesmo pincel do passo anterior.





12)  Aproveite e pinte a parte do muro no reflexo com a mesma mistura do passo anterior.






13)  Com o verde vessie e carmim misturados, pinte a árvore na lateral do casario com batidinhas, utilizando o pincel 226 nº12.




                                                                                                                               

14)  Com sombra queimada, laranja e amarelo cádmio misturados e com o pincel 456 nº24, pinte o chão com pinceladas na horizontal.





15)  Com laranja e amarelo cádmio e branco de titânio, pinte a parte iluminada do muro, usando o pincel 484 nº12.





      









16)  Com sombra queimada e o pincel 225 n12 faça algumas pedras irregulares no muro. Depois pegue a cor amarelo nápoles e branco de titânio e preencha as pedras, com o pincel 484 nº 12.







      






17)  Com branco de titânio e um leve toque de amarelo de cádmio (é importante que seja uma pequena quantidade de amarelo. A idéia é criar um branco amarelado.). Comece pintando a torre com o pincel 484 nº12. Com essa mesma mistura, pinte o casario. Observe a sombra dos detalhes do telhado.





18)  Preencha o reflexo do casario na poça.




19)  Com laranja e amarelo ocre manche a parte inferior do casario esfumaçando com o mesmo pincel do passo anterior (simulando o desgaste da pintura).




 20)  Com azul ultramar o e um pouco de branco de titânio e o pincel 225 nº12 faça o contorno das janelas e da porta do casario. Não esqueça de fazer os contornos também no reflexo.




21)  Com amarelo ocre e terra siena queimada faça o contorno das janelas da torre usando o mesmo pincel do passo anterior. Lembrando que o contorno da janela que estiver na sombra deverá ser um pouco mais escuro. Para isso, acrescente mais terra siena queimada.




Neste momento a tela está toda manchada. Observe bem e reforce as cores que julgar necessário.


                             


22.)  Com o pincel 415 nº 02 e branco de titânio faça a grade das janelas. Faça também as grades no reflexo.






    


                              




23)  Com terra siena queimada e azul da prússia faça um tom escuro e com o pincel 225 nº 12, dê alguns toques no telhado imitando a telha. Com um pouco de laranja e branco de titânio faça uma mistura mais clara para dar uns toques iluminados. Pegue o Pincel 415 nº 12 e com essa mesma mistura, realce os detalhes do telhado.



24)  Com amarelo cádmio e verde inglês claro e o pincel 226 nº 12, com batidinhas faça as folhas mais iluminadas da árvore.




25)  Com um pouco de laranja e azul da prússia e o mesmo pincel do passo anterior faça sombras no lado esquerdo das pedras.




26)  Com verde inglês claro e uma pequena parte de azul da prússia e usando o pincel 226 nº 12 faça a grama no chão junto ao casario e também junto ao muro.




27) Vamos voltar ao passo da paisagem ao fundo, e fazer com que ela pareça mais distante, lembrando o efeito da perspectiva aérea. Para isso vamos usar gel e pequena parte de azul celeste ( é importante que a tela esteja seca e a quantidade de azul seja mínima). Misture bem e com movimentos circulares aplique na paisagem ao fundo: árvores e montanhas. Espalhe bem essa mistura e depois de seca ficará transparente



     28) Com terra siena queimada e branco de titânio pinte o sino na torre, usando o     pincel 415 nº 02


       


 
                               



29)  Com azul da prússia e terra siena queimada e usando a espátula 504 Condor,  comece a aplicar essa mistura no chão invadindo a poça com movimentos horizontais. Com terra siena queimada e amarelo ocre, aplique no chão ao fundo (na parte mais clara da rua). Com essa mesma mistura dê toques mais iluminados na parte escura da poça. O que vai causar um aspecto de chão enlameado.





       







30)  Com laranja, ocre e branco de titânio misturados, ilumine  ainda mais o final da rua, usando a espátula 504 Condor. Aproveite as misturas feitas para o enlameado da rua e dê espatuladas no muro, para criar efeitos de envelhecimento.




31)  Usando verde inglês claro e uma pequena quantidade de azul da prússia, e com a mesma espátula, espatule a grama junto ao casario. Acrescente amarelo cádmio à essa mistura e dê toques mais iluminados à grama. Sempre utilizando a espátula em movimentos horizontais.



Material utilizado:

Cores:
Branco de titânio
Violeta escuro
Azul turquesa
Azul da prússia
Azul ultramar
Azul celeste
Amarelo ocre
Amarelo cádmio
Amarelo limão
Amarelo nápoles
Terra Siena queimada
Sombra queimada
Verde vessie
Verde inglês claro
Laranja
Carmim


Auxiliares:

Óleo de linhaça
Secante de cobalto
Gel

Dica: Componha um médium para diluir a tinta.
Com uma tampinha de óleo de linhaça por meia tampinha de secante de cobalto.

 Pincéis Condor:

456 nº 24
226 nº 12
225 nº 12
484 nº 12
225 nº 04

Espátula Condor 504

Tela 50x60 cm
Paleta
Godê
Papel toalha.
Lápis 6B




11 comentários:

  1. Olá!
    Nossa!
    Que PAP bacana.Deu vontade de pintar tela de novo.Obrigada por compartilhar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. muitooo legal essa aula...adoreiii.
    também deu vontade de voltar a pintarr...
    obrigadoooo

    ResponderExcluir
  3. Deus do céu!!
    Amei esta pintura. Iniciei o curso de pintura em tela esta semana e estou curtindo todos os momentos. Esse blog pr mim foi um dos maiores presentes que recebi hj. Parabéns e Deus o abençoe. Tenho um blog tbm. www.soniaboechatfeliz.blogspot.com.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo,posso chamar assim?
    Foi muito bom ter conhecido hoje o seu blog.
    Tenho muita dificuldade em pintar essa poça de agua que aqui pintou nesta tela.
    Vou tentar fazer o que ensinou aqui.
    Daqui de Portugal vou seguir o seu blog e aprender consigo.
    Muito ,muito obrigada.Por favor ensine mais para poder saber o mais possivel.Descobri a pintura bem tarde na minha vida, mas hoje é a minha paixão.
    Um abraço e até sempre

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MESTRE! JÁ ESTAVA COM SAUDADES DAS AULAS, AGORA A SAUDADE AUMENTOU,RS. FICOU MUITO LEGAL O BLOG, PARABÉNS!!!
    ROSANGELA

    ResponderExcluir
  6. ADOREI PELA PRIMEIRA VEZ VI O SEU BLOG E ADOREI A AULA, VOU FICAR ALUNA HE HE HE.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  7. Amei a tela ,obrigada e que Deus te abençõe sempre.
    Abraços Ivone.

    ResponderExcluir
  8. bacana mesmo tbem é meu segundo dia de aula to adorando,já gostava antes,agora rsrs to muito feliz ,de trazer a realidade em um fundo de uma tela,quero aprender e aprender .

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, primeiramente pela arte e depois pela ótima didática e simplicidade no passo a passo.

    ResponderExcluir
  10. adorei esta tela e o passo a passo está sensacional. Obrigada por dividir o dom que Deus te deu conosco. Tenho dificuldade em fazer as sombras dos casarios por favor poste mais uma tela nesse sentido. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a tela mas o reflexo na agua e damais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e identifique-se, assim seu comentário aparecerá aqui!