terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Veladura

Floresta da Tijuca ost 100x100 cm

Veladura
Veladura é a aplicação de uma camada de tinta transparente, sobre a camada inferior de tinta, podendo esta ser opaca ou não, esta cama anterior já deve estar seca.
Essa superposição de cores cria o efeito óptico de mistura das cores, como por exemplo, um papel celofane azul colocado sobre um papel amarelo, em que teremos como resultado o verde.
A veladura se destina a alterar uma cor inferior, formando uma cor nova pela sobreposição de cores, é um recurso físico, sabendo usar o trabalho se destaca, cada um vai descobrindo bastantes efeitos com ela. Pode ser para inserir um detalhe a mais, criar luz... Mas sempre irá ressaltar a pintura! Por isso, tem que se ter consciência em que local você vai aplicar a veladura.

As veldturas podem ser utilizadas nas áreas de sombra.

 Primeiro: quanto mais fina for a camada de sombra mais longe esta parecerá.

Segundo: sombras são profundas e contém informações, não são áreas desprovidas de cor nem chapadas como alguns acreditam. Há luz nas sombras, não exatamente como nas áreas claras, mais difusas, transparentes e brilhantes. É pela adição de varias veladuras que conseguimos este efeito.


2 comentários:

  1. Olá Sandro, gostei muito do seu blog, tem muitas dicas valiosas, principalmente sobre cores complementares que estou começando a estudar agora. vhsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tenho uma duvida!!quando se aplica uma veladura precisa esperar secar pra continuar trabalhando?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.