quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cor luz e Cor pigmento

Cor-luz



Primárias:
Vermelho-Verde-Azul

Secundárias:
Vermelho+Verde= Amarelo
Vermelho+Azul= Magenta
Verde+Azul= Ciano

Este sistema de “Cor Aditiva” aplica-se aos monitores de computador, televisão e vídeo projetores, todos os quais resultam da combinação das cores vermelho, verde e azul, cores primárias do círculo cromático para este modelo “RGB”.



Cor-pigmento


 [Cor-pigmento transparente]


Primárias:
Ciano-Magenta-Amarelo

Secundárias:
Ciano + Magenta = Azul
Ciano + Amarelo = Verde
Magenta + Amarelo = Vermelho

Quando tratamos de artes gráficas, ou seja, impressos em papel ou similar, emprega-se em geral pigmentos transparentes. Algo como a tinta das "canetinhas" hidrográficas. A combinação de cores agora se dá de forma totalmente diferente, e as cores primárias passam a ser o amarelo, o magenta e o ciano.




[Cor-pigmento opaca]

 Primárias:
Azul-Vermelho-Amarelo

Secundárias:
Azul + Vermelho = Roxo
Azul + Amarelo = Verde
Vermelho + Amarelo = Laranja

Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas. Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtrativa” e do qual muitos de nos aprendemos na escola através da mistura das cores primárias


3 comentários:

  1. BOA NOITE
    ADOREI ESSE SITE. EU JÁ FIZ UMAS AULAS DE PINTURA,MAS MEU PROFESSOR NÃO DEIXAVA QUE EU FIZESSE A MINHA PINTURA,LIVREMENTE...ELE SEMPRE MODIFICAVA,RAZÃO PELA QUAL EU ACABEI ABANDONANDO AS AULAS.AGORA QUERO INICIAR E COMPREI UMA TELA,PEQUENA,PRA COMEÇAR. DESENHEI DOIS TUCANOS E AINDA NÃO COMECEI A PINTAR.ESTOU LENDO AS DICAS DO SEU BLOG.OBRIGADA
    ANDREA

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o seu trabalho, é muito bom ver que ainda existe, grandes artista e o seu poder de mostrar através de seus sonhos a magia da beleza.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostei bastante, gostaria de saber se você dá aula de pintura em tela..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e identifique-se. Se tiver dúvidas é só perguntar.